11 de mar. de 2013

O trabalho não é mais desculpa para fugir da sua reeducação alimentar.



Você acorda, faz aquele café da manhã especial, come sua fruta, pão integral, iogurte e vai para o trabalho contente: - comecei minha dieta!
Chegando ao trabalho você já começa a pensar, e agora? O que vou comer no meio da manhã? Ah, não trouxe nada, só hoje acho que vou pegar algo na padaria. Ou então você até reservou um lanche para levar, mas a correria é tanta que você não tem tempo nem para respirar, tão pouco para comer. 
E nesse momento você percebe que  sua dieta ou rotina saudável está fadada ao insucesso. 
Muitas das pessoas com excesso de peso ou que apenas buscam uma alimentação saudável, ao procurar o profissional nutricionista tem UM erro em comum, um erro grave que vai sim estragar sua reeducação alimentar! Não se alimentam nos intervalos das refeições. 
Fazem apenas as 3 principais refeições ao longo de todo o dia, ou pior ainda, fazem café, almoço e resolvem que as outras 3-4 refeições vão ser feitas a noite, pra compensar já que não comeu nada ao longo do dia. Isso é suicídio para sua reeducação alimentar e consequente perda de peso.
A gente precisa entender uma coisa, o nosso corpo é uma máquina muito inteligente, quando não damos a ele energia (alimento) de 3 em 3 horas e realizamos apenas as 3 principais refeições ele entra em estado de "alerta", isso é um instinto de sobrevivência, ele entende que pode ficar sem alimento por um grande período de tempo e quando recebe alimento agarra (armazenar) tudo que consegue e faz uma reserva para garantir sua sobrevivência e para ter energia para futuros momentos de escassez de alimento ele entra em modo de economia de energia, para fazer as atividades básicas de rotina ele gasta o mínimo de calorias necessário. O contrário também é verdadeiro, quando nos alimentamos com frequência, pequenas porções várias vezes ao dia o corpo sabe que daqui há 3 horas no máximo estará recebendo mais alimento então ele armazenará menos e entenderá que pode gastar mais para realizar as atividades porque em breve vai receber mais suprimento . 
Em um dos estágios que fiz, vários pacientes conseguiam emagrecer apenas acrescentando mais refeições ao longo do seu dia. Então para que os lanches ( falta deles) não sejam os culpados pelo insucesso da sua mudança de hábitos saudáveis, ai vão algumas dicas. 


  1. Preparação: Primeiros passos.
    Vá até uma loja de bazar e compre
    algum pote que caiba na sua bolsa,
    onde você possa levar diariamente o seu lanche.
    Será um investimento em você e compre um bem bonito,
    isso irá te motivar.
  2. Reserve esse momento de preferência para as frutas:
    Muito comumente não se alcança o valor recomendado de ingestão de frutas que é de 3- 5 porções por dia, então reserve esse momento para elas, são ricas em fibras, vitaminas e pouco calóricas
  3. Organização: Cuide de você, cuide do seu alimento. 
    Reserve um tempo para pensar e elaborar o seu lanche, eu tenho certeza que não levará mais que 15 minutos para organizar o que irá levar ou picar algumas frutas.
  4. O corpo e a mente precisam de um intervalo:
    Reserve um horário para o seu lanche, para descansar a cabeça, você voltará ao trabalho mais disposto e alimentado provavelmente renderá muito mais.
  5. Como carregar não é desculpa:Hoje em dia as mulheres seeempre carregam consigo alguma bolsa. Os homens geralmente andam de carro e podem deixar seu lanchinho lá dentro (desde que, bem armazenados) ou ainda muitos homens costumam andar com mochilas, então não tem desculpa. Todo mundo carregando seu lanchinho
  6. Água:
    Tenha sempre em sua mesa uma garrafinha de água e beba em torno de 4 dessas ao longo do dia.

Opções de lanches para levar ao trabalho e faculdade

.# Tenha sempre algo dentro da bolsa para na hora da fome ter o que atacar e não achar que é um caso de extrema urgência e que precisa dar uma passadinha na padaria. 1 potinho com Castanha-do- Pará é uma boa opção.
# Quando for ao supermercado escolha as frutas da época e que mais lhe apetecem. Quando comprar biscoitos não se esqueça de analisar as embalagens e preferir os integrais e se comprar iogurte, armazene-o corretamente e prefira os que sejam sem adição de açúcares e 0% de gordura.







A partir de agora não tem mais desculpa para não comer de 3 em 3 horas.

Tainá Lopes da Silva

2 comentários:

About

Social Icons

Featured Posts