Nova pesquisa mostra que as crianças estão sendo
pressionadas a comer mais do que realmente precisam.
É claro que, para muitos pais, o ato de fazer os seus filhos comerem pode significar uma luta diária. Entretanto, mesmo sem querer, muitos deles estão contribuindo de certa forma para o aumento da obesidade infantil quando pedem para a criança comer tudo que tem no prato.
Além dessa tática muito usada pelos pais, o crescente tamanho das porções (principalmente em restaurantes) está resultando em crianças pressionadas a comer mais do que precisam e sem saber quando parar, segundo dizem os especialistas.
A pesquisa foi divulgada no Daily Mail e mostrou que a preocupação dos pais também se dá pelo desperdício de alimentos. Katie Loth, uma nutricionista da Universidade de Minnesota, (EUA), disse: “Se os pais incentivarem as crianças a se basearem no tamanho atual das porções e o indicadores ambientais, como a quantidade de alimentos ou a hora do dia, eles perdem a capacidade de confiar nos sinais naturais do corpo para saberem se estão com fome ou satisfeitos”.
O estudo comandado pela nutricionista avaliou dados sobre 2.200 adolescentes e 3.500 pais. Os resultados mostraram que os pais eram mais propensos do que as mães a pressionar seus filhos a comer toda a comida.
Dr. Michael Hobaugh, chefe da equipe médica do Hospital Infantil La Rabida, em Chicago, acredita que a obesidade infantil está sendo exacerbada pelos pais, que não são capazes de julgar se o seu filho tem o peso certo. Ele disse: "Há atualmente tanta obesidade nos Estados Unidos que, quando vemos uma criança com peso normal, inevitavelmente, um pai vai pensar que a criança é muito magra”.
FONTE: CLÁUDIA BORGES EM
NUTRIÇÃO E SAÚDE
Muito bom o recado. São pequenas atitudes que se não utilizados de forma racional podem ter consequencias no futuro.
ResponderExcluir