Pages

27 de fev. de 2013

Dica 2: EVITE frituras!

Com as alterações que sofreram as dietas nos dias atuais, aumentou significativamente o consumo de alimentos industrializados, fritos, enfim ricos em açúcar e gorduras, entretanto existem muitos motivos para que esses alimentos sejam evitados. O processo de fritura, onde os alimentos são muitas vezes emergidos em sua totalidade em óleo quente, em ebulição, altera a propriedade dos alimentos. Gorduras insaturadas são transformadas em gorduras saturadas, estas por si só são extremamente nocivas ao organismo, sendo causadoras de doenças, problemas cardiovasculares e aumento do colesterol.

Por que fugir das frituras?

  • Calorias: a gordura deixa o alimento extremamente saboroso para quem o consome, mas o que não paramos para observar é a quantidade de calorias que é agregada ao alimento quando imerso em gordura. Por exemplo, uma grama de carboidrato tem 4 kcal e uma grama de óleo tem 9 kcal, ao fritarmos uma batata inglesa crua, tem por exemplo 64 kcal a cada 100g já a batata inglesa frita, possui 267 kcal a cada 100g.
    FONTE: Tabela TACO
  • Doenças cardiovasculares:  fritura é um dos maiores vilões quando se trata de doença cardiovasculares. Estudos comprovam que quem consome uma quantidade excessiva de gordura saturada diariamente, aumenta o colesterol ruim e consequentemente a probabilidade de desenvolver doenças do coração.
  • Câncer: a gordura saturada, resultante do aquecimento do óleo, cria uma substância cancerígena chamada acroleína . Quanto mais reutilizado o óleo, maior é a quantidade de substâncias danosas a saúde.
Estudos indicam que os principais problemas de saúde relacionados com a gordura saturada ( fritura), quando consumidos em excesso, são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.
Tendo em vista tudo que foi citado, os alimentos fritos devem ser consumidos esporadicamente, não no nosso dia-a-dia. Atualmente já existem várias receitas para preparar alimentos no forno de modo que fiquem  iguais ou semelhantes do ponto de vista sensorial ao frito. Vamos fazer boas trocas e boas escolhas.

Não perca tempo, perca peso.
Procure um profissional nutricionista.

Tainá Lopes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário