27 de fev. de 2013

Açúcar pode viciar e causar dependência tal como o álcool e outras substâncias!


Hoebel está mostrando em seus estudos com animais de laboratórios que o açúcar pode viciar e causar dependência tal como álcool e outras substâncias.

  • Açúcar exerce poder sobre os cérebros dos animais de forma muito semelhante às drogas.
  • Com aumento da ingestão e em seguida retirada do açúcar, os animais demonstram sinais de recaídas e ansiedade, que são componentes críticos da dependência.
  • Hoebel demonstrou que os ratos consomem grandes quantidades de açúcar quando famintos, um fenômeno que descreve como compulsão de açúcar, ao sofrerem alterações neuroquímicas que reproduzem os efeitos causados pelo abuso de substâncias, incluindo cocaína, morfina e nicotina.
  • O açúcar também induz a alterações comportamentais. “Em alguns modelos, a compulsão de açúcar causou efeitos de longa duração no cérebro que levaram ao consumo de outras drogas de abuso, como o álcool”, diz Hoebel.
Assim como as demais drogas, quanto mais se consumir o açúcar, mais o seu corpo irá pedir o mesmo, esse estudo de Hoebel está mostrando como o açúcar tem efeitos nocivos sobre nós, causando sérias alterações neuroquímicas características de viciados em inúmeras outras drogas.

A ingestão de açúcares aumenta os níveis de insulina, o que causa desejo por mais alimento, principalmente carboidratos como açúcar, doces, biscoitos, o que leva a maiores episódios de compulsão alimentar.

Alimentos doces e açucarados, não devem fazer parte da nossa rotina alimentar, devem ser guardados para dias especiais e consumidos esporadicamente, além dos pontos mostrados por Hoebel, quando consumido em excesso está associado ao aumento da obesidade, resistência à insulina, diabetes, hipertrigliceridemia entre outras doenças.

Não perca tempo. Perca peso.
Procure um profissional nutricionista.

Tainá Lopes da Silva

Macarrão Instantâneo: Praticidade X Saúde


Encontrei essa comparação em um blog e achei simplesmente perfeita, o título do post era: será que vale a pena economizar 6 minutos? 
Vale a pena analisarmos essa comparação. 

Gordura totais
Gorduras Saturadas
Sódio

Existe uma diferença significativa entre as opções expostas na análise.
Você sabia que para o miojo ficar pronto em um instante sua massa é pré- frita?
Vale a pena parar e analisar as opções que se encontram no supermercado e deixar de lado a praticidade e colocar em primeiro plano sua saúde. 


Fonte imagem: http://fechandoziper.com/2012/10/01/macarrao-instantaneo-sera-que-vale-economizar-6-min/

Não perca tempo, perca peso.
Procure um profissional nutricionista.
Tainá Lopes da Silva

Dica 2: EVITE frituras!

Com as alterações que sofreram as dietas nos dias atuais, aumentou significativamente o consumo de alimentos industrializados, fritos, enfim ricos em açúcar e gorduras, entretanto existem muitos motivos para que esses alimentos sejam evitados. O processo de fritura, onde os alimentos são muitas vezes emergidos em sua totalidade em óleo quente, em ebulição, altera a propriedade dos alimentos. Gorduras insaturadas são transformadas em gorduras saturadas, estas por si só são extremamente nocivas ao organismo, sendo causadoras de doenças, problemas cardiovasculares e aumento do colesterol.

Por que fugir das frituras?

  • Calorias: a gordura deixa o alimento extremamente saboroso para quem o consome, mas o que não paramos para observar é a quantidade de calorias que é agregada ao alimento quando imerso em gordura. Por exemplo, uma grama de carboidrato tem 4 kcal e uma grama de óleo tem 9 kcal, ao fritarmos uma batata inglesa crua, tem por exemplo 64 kcal a cada 100g já a batata inglesa frita, possui 267 kcal a cada 100g.
    FONTE: Tabela TACO
  • Doenças cardiovasculares:  fritura é um dos maiores vilões quando se trata de doença cardiovasculares. Estudos comprovam que quem consome uma quantidade excessiva de gordura saturada diariamente, aumenta o colesterol ruim e consequentemente a probabilidade de desenvolver doenças do coração.
  • Câncer: a gordura saturada, resultante do aquecimento do óleo, cria uma substância cancerígena chamada acroleína . Quanto mais reutilizado o óleo, maior é a quantidade de substâncias danosas a saúde.
Estudos indicam que os principais problemas de saúde relacionados com a gordura saturada ( fritura), quando consumidos em excesso, são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.
Tendo em vista tudo que foi citado, os alimentos fritos devem ser consumidos esporadicamente, não no nosso dia-a-dia. Atualmente já existem várias receitas para preparar alimentos no forno de modo que fiquem  iguais ou semelhantes do ponto de vista sensorial ao frito. Vamos fazer boas trocas e boas escolhas.

Não perca tempo, perca peso.
Procure um profissional nutricionista.

Tainá Lopes da Silva

3 de fev. de 2013

Dica 1: Eliminar os temperos industrializados.


Boa Noite,
Como todos sabem a alimentação ideal, o corpo em forma e vida saudável, não acontecem do dia para noite. São as mudanças de pequenos hábitos que irão refletir em uma vida melhor e consequentemente em perda de peso.
O corpo legal é reflexo de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e uma vida regrada.
Começarei a postar aqui no blog algumas dicas e sugiro que se comece a mudar pequenas coisas na nossa rotina alimentar, que ao final terão grande efeito na saúde do seu corpo.


Dica 1:
Eliminar os temperos industrializados.


O uso de temperos prontos industrializados, em seus diversos tipos, tablete, sachê, pasta e potinho são muito comuns na cozinha dos brasileiros, por conferirem gosto diferenciado às preparações, entretanto o que as pessoas não têm o hábito de analisar e não sabem é que, segundo teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), a utilização desses temperos representa a ingestão de 25% a até 70% da quantidade de sódio indicada para o consumo de um dia inteiro. A informação nutricional é um instrumento de extrema importância para a escolha de produtos mais saudáveis.

O GLUTAMATO MONOSSÓDICO é um ingrediente responsável por realçar o sabor dos alimentos, está escrito com letra maiúscula para que se possa dar ênfase e chame bastante a sua atenção, pois esse ingrediente é um verdadeiro veneno, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pessoas que costumam ingerir alimentos que contenham glutamato monossódico estão mais propensas a ficar acima do peso ou obesas, mesmo que tenham o mesmo nível de atividade física e ingestão de calorias de uma pessoa que não consome alimentos com o ingrediente. Além disso, o GLUTAMATO MONOSSÓDICO também prejudica o fígado, aumenta as taxas de triglicérides, diminui as defesas antioxidantes, cauda enxaqueca, fadiga e depressão, podendo acelerar o processo de doenças como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Mal de Lou Gehrig e outras.

A falta de informações sobre os riscos do consumo elevado de sódio podem justificar o consumo dos temperos industrializados. O uso de tais temperos, associados a hábitos como o como o uso do sal de cozinha nas principais preparações e a inadequada leitura dos rótulos, podem contribuir como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como Diabetes Tipo 2, hipertensão entre outras...
Agora que você já sabe como esses temperos podem boicotar sua dieta e também a sua saúde, que tal trocar por temperos naturais como, salsinha, manjericão, cebolinha, orégano?


Não perca tempo, perca peso. Procure um profissional nutricionista.
Beijo grande
Tainá

Fontes:

-http://sojamania.com.br/?p=766 

-AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS EM UMA POPULAÇÃO ADULTA EM SALVADOR, BAHIA. SANTANA, D, S. et al. 


About

Social Icons

Featured Posts